terça-feira, 31 de março de 2009

ah, é primeiro de abril.

são varias as explicações usadas para o primeiro de abril. alguma coisa antiga, sobre uso de calendários. na europa, o ano novo era festejado em 25 de março, sendo que as festas duravam 1 semana e terminavam 1 de abril. o rei da frança decidiu, depois de um tempo, que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. alguns franceses resistiram a mudança, e continuaram a seguir o calendário antigo. gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
é uma tradição antiga, da época de ajustes do calendário. depois dessa época, o primeiro de abril ficou conhecido mundialmente, como dia da mentira, dia do tolo. as pessoas pregam peças umas nas outras e contam mentiras loucamente durante o dia.
eu encaro primeiro de abril apenas como mais um dia. um dia que transformaram em uma loucura, uma desculpa para contarem mentiras, sem se importarem. 'ah, é primeiro de abril, quem liga?'. é só mais uma data comercial. como dia dos namorados. uma data nada a ver, que criam para as empresas faturarem.
pra muitos casais, o dia dos namorados é todo dia. e pra todo mundo, o dia da mentira é todo dia, como se todos os dias fossem primeiro de abril. o primeiro dia do quarto mês. ninguém liga se é ele ou não.
falar que todos mentem sempre é errado. algumas pessoas salvam o brasil - ou até mesmo o mundo -, ligam para honestidade e integridade. mas e as outras pessoas? as que não se salvam das mentirosas, das fúteis. as outras pessoas, como ficam? é só um ciclo vicioso. agora não importa mais.
prepare-se amanhã. o dia da mentira. ah, é primeiro de abril, quem liga? muita gente liga.

6 comentários:

thabata disse...

liiiiiiiiindo, dora. como sempre, right? você escreve muito bem, mesmo. +_+

gabi disse...

nossa vei, sem palavras.
concordo contigo PLENAMENTE

Beatriz disse...

Eu sempre esqueço que é dia de mentira e caio em TODAS que me contam. Aí quando é verdade eu não acredito, enfim.
Acho que a 'origem' da data é curiosa, mas sei lá, no fundo é só mais um motivo pra mentir, né?

May Espadaro disse...

pra mim primeiro de abril é o dia de falar a verdade e fingir que tá mentindo. otimo aproveitar a ocasião fikdik. e mais importante ainda é o dia que eu e o meu melhor amigo fazemos aniversário de amizade :D

Bodii disse...

Dora faz mina redação do vestibulaar!??

bê. disse...

pra que mentir em um dia se há pessoas que mentem todo dia e toda hora?
hoje não passa de um dia qualquer. e ele não faz diferença na minha vida.

você escreve muito bem! parabéns ;]
beijos ;*